terça-feira, 22 de julho de 2008

Batman - Cavaleiro das Trevas

Batman

Pressionada pela onda de filmes de heróis da Marvel, finalmente a DC Comics resolveu investir no mercado de filmes baseados em seus personagens e inaugura sua franquia com Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por feras do calibre de Michael Keaton, Kim Basinger e a promessa Jack Nicholson.

Batman é na verdade o playboy milionário e órfão Bruce Wayne que, após assistir de perto a morte dos pais por Jack Napier (o Coringa - brilhantemente interpretado por Nicholson), decide combater o crime na soturna, sombria e escura Gotham City onde cresceu.

Com um senso inabalável de justiça e sabendo das consequências possíveis de seus atos às pessoas amadas, Wayne (Michael Keaton, muito sóbrio no papel) vive uma vida dupla de riquinho-empresário-entediado-baladeiro de dia, quando comete caras extravagâncias, e de Cavaleiro das Trevas à noite.

O grande protagonista do filme, assim como nos quadrinhos, é o Coringa, cuja origem não é revelada.
"Eu sou um agente do Caos" ou "Tudo aquilo que não me mata me faz mais estranho" são algumas das pérolas destiladas por esse que poderia ser o melhor vilão de todos os tempos, não fosse a morte prematura de Nicholson no começo desse ano (fim do ano passado?) que poderia desenvolver ainda mais a loucura do personagem.

A mocinha da história (Basinger), fotógrafa linda e bem relacionada, fica relegada a um segundo plano, sendo violentamente assassinada no decorrer do filme.

Aguardemos agora os próximos filmes da franquia, já que o final abre portas para novas aventuras do supracitado Cavaleiro das Trevas.
Só espero que não coloquem vilões de segunda, tipo Dr. Frio, Bane ou o Espantalho nas sequências...

Cotação: 5 morceguinhos

Nenhum comentário: